Aprenda a fazer maquiagem artística em 5 passos e inspire-se com nove makes e seus respectivos passo a passo e produtos. Solte a imaginação e arrase nas festas à fantasia, carnaval, halloween e até mesmo em peças teatrais!
Antes mesmo de o clima carnavalesco esquentar, a equipe AB já pensava em preparar-lhes um artigo especial para o carnaval. Estávamos aqui matutando sobre como fugir aos clichês de moda os quais abarrotam a blogosfera nesta época do ano quando eu e a Natália do site ABC de Beleza (minha nova velha amiga de infância quem faz um trabalho ótimo junto à irmã, Luana. Confira o ABC neste link aqui.) tivemos a ideia de elaborar um ensaio fotográfico cujo tema seguisse à risca “Maquiagens Artísticas”. Assim sendo, eis que o “especial” superou tanto nossas expectativas que este conteúdo por certo servirá para consultas ao longo de todo ano.
Ao todo executamos 9 maquiagens artísticas, sendo:
Colombina vintage
Sereia (ou “criatura marinha” segundo a Nat, rs)
Malandro de Ouros
Delineado de Arabescos com Maquiagem Adesiva
Boneca de Porcelana
Gueixa
Frida Kahlo
Caveira Mexicana Suave
Caveira Mexicana Dramática Sugar Skull
As fotos em detalhes e respectivas explicações estarão no 2º tópico deste artigo. Caso você prefira ir direto às makes, basta ir à barra de rolagem e pular as explicações seguintes. Caso queira aprender um pouco a mais, aconselho a leitura dos 5 Passo abaixo.
Aviso-lhes de antemão: artigo longo, mas valerá cada minuto aos interessados, garanto!
Curso de Automaquiagem lição 39:
Maquiagem artística passo a passo – Festas à fantasia, teatro, carnaval e halloween
Antes de começarmos, preciso contar-lhes como se desdobrou o processo a fim de explicar o “como faz” da “parada”. Além dos sites AB e ABC, eu e a Nat também somos maquiadoras. Porém, mesmo interessadas, não-sei-porquê nunca havíamos nos aventurado no maravilhoso mundo das maquiagens artísticas. Logo, o primeiro pensamento foi exatamente: Como fazer?
Como fazer Maquiagem Artística – Passo 1: Ter vontade e correr atrás do material necessário.
Estávamos decididas a desenvolver o tema para além dos looks coloridinhos comumente correlacionados a esta época de carnaval, então fomos em busca dos materiais ideais para desenvolvê-los julgando que nosso arsenal não daria conta do recado e também pensando em apresentar-lhes produtos diferentes daqueles comumente mencionados.
Para este fim, a Catharine Hill – marca cujo desenvolvimento dos itens foi pensado conforme as necessidades das caracterizações de artistas – veio-me à mente, pois o foco de sua gama de produtos e a relação de custo versus benefício dos mesmos é bastante atraente.
Sem hesitar, entramos em contato com a Chic Victória, distribuidora/revendedora oficial Catharine Hill no ES e também sede de diversos cursos profissionalizantes de maquiagem incluindo o Curso Maquiagem Artística – colocarei todos os dados de contato ao final deste tópico, mas para quem quiser se adiantar há aoperfil da Chic AQUI – apresentamos o projeto, e assim eles entraram como parceiros nesta empreitada fornecendo boa parte do material necessário para realizarmos as makes (e uns mimos a mais para maquiagens sociais os quais apresentaremos em resenha tanto aqui no AB quanto no ABC).
Entrementes, não entendam “material necessário” como produtos exclusivos para maquiagens artísticas, entendam como fazer funcionar o que você possui e/ou adquiriu para o look em questão. Exemplos:
- Quer fazer um make colorido? É preciso ter itens coloridos. Uma paleta de sombras bem pigmentada, quando umedecida, pode ser lindamente utilizada nas pinturas faciais. A paleta de sombras Catharine Hill é uma exclente opção – boa, barata e super pigmentada! A utilizamos bastante nas maquiagens abaixo.
Batons coloridos também fazem as honras na hora de pintar o rosto, basta fixar a coloração com algum pó (facial translúcido ou sombra) ao final do processo.
- Quer traçar desenhos e arabescos? Delineadores em gel, em caneta e até mesmo líquidos podem substituir a tintura facial.
Quero que vocês entendam que vontade e criatividade são mais importantes do que o material em si, pois elas serão as responsáveis por fazer com que o material que você possui seja transformado no material que você precisa.
Todavia, para algumas especificidades, não podemos negar haver itens cruciais tais como:
- Quer fazer uma base completamente branca no rosto (como em algumas das maquiagens abaixo)? Será necessário ter um pancake ou uma tinta facial para tanto.
Utilizamos bastante o Clown Make-Up Water Proof Branco e a Base Compacta de Efeito Water Proof Tipo Pan Cake, ambos da Catharine Hill. O Clown possui cobertura total e o Pan Cake é mais leve, porém ambos podem acarretar efeitos semelhantes quando utilizados de formas diferentes (aqui entra novamente a questão da criatividade). Para suavizar a cobertura do Clown, basta aplicá-lo com uma esponja e/ou pincel umedecido. Para aumentar a cobertura do Pan Cake, basta sobrepor camadas.
- Quer desenhar detalhes no rosto? Pincéis pequenos serão imprescindíveis. Os pincéis mais utilizados para as maquiagens abaixo foram do Kit de 22 pincéis da Coastal Scents que comprei na Luxo (aqui). Aliás, que kit maravilhoso! Custo x benefício excelente! Por que ainda não fiz resenha dele? – Nota mental: fazer!
Em suma, usando a criatividade há como adaptar grande parte dos produtos cotidianos para maquiagem artística, porém há alguns efeitos que necessitam de produtos diferenciados para serem obtidos com plena eficiência.
Como fazer Maquiagem Artística – Passo 2: Inspirar-se!
Este é um dos principais objetivos deste artigo: mostrar-lhes maquiagens inspiradoras as quais podem ser ponto de partida para ideias.
Mais fácil do que copiar é reler. Faça a sua releitura da maquiagem em cheque. Além disso, junte referências e crie sua própria make. Cada rosto é um rosto, cada gosto é um gosto, tais chavões parecem óbvios, mas muitas vezes são esquecidos. A fim de desenvolver o instinto de individualidade na maquiagem, indico piamente a leitura do artigo “Curso de Automaquiagem Lição 1: Para maquiar é preciso…”
No início tínhamos em mente as maquiagens X as quais se desdobram em Y e adoramos! A Nat havia até desenhado os face charts das maquiagens os quais acabaram nem sendo utilizados posto que “descobrimos” o passo 3.
Contudo, para que X vire Y é preciso haver X, então pesquise! Pergunte ao Mister Google, pergunte ao Pinterest (veja o nosso Pinterest aqui), pergunte ao AB e/ou ao ABC.
Simplesmente inspire-se.
Como fazer Maquiagem Artística – Passo 3: Ser criativo e seguir o fluxo!
Num chat com a Lu e Nat do ABC, a Lu (ela mora no RJ, desta vez nos acompanhou de lá, mas na próxima série estará conosco) nos perguntou como havíamos conseguido fazer maquiagens assim sendo que foi nossa primeira aventura no artístico. Respondi: Seguindo o fluxo. Intuição.
De verdade, a maquiagem artística é bastante intuitiva. Basta começar!
A partir do momento em que é dada a largada, vem a intuição. Solte sua criatividade e respostas para perguntas como “Faço isso ou aquilo? Assim ou assado?” simplesmente aparecerão. Intuitivamente você conseguirá saber se o traço X precisa ser mais trabalhado, se a cor Y é cabível, se a parte Z requer algo a mais, se…
É claro que o treino nos dá firmeza na mão para traçar, destreza para esfumar, etc. Muito é questão de treino. Treine!
No mais, apenas comece e acredite, pois o restante será praticamente automático.
Como fazer Maquiagem Artística – Passo 4: Não ter medo de errar!
Ademais, não há erro que não possa ser consertado com demaquilante e/ou com sobreposição de cores.
Eu e a Nat erramos MUITO ao longo destas maquiagens, algumas vezes tivemos que começar do zero, mas na maioria fizemos com que os erros se tornassem parte da maquiagem. Por exemplo, observem a foto de perfil a maquiagem de Caveira Mexicana Sugar Skull no meu rosto (a caveira roxa), errei feio no traçado da boca e, ao invés de retirar tudo, dei uma leve esfumada no traço fazendo com que o erro parecesse proposital. Bom, agora que vocês já sabem talvez não pareça tão proposital assim…
Como fazer Maquiagem Artística – Passo 5: Ter paciência
Algumas maquiagens levaram horas para serem executadas. Olha que temos experiência com algumas das técnicas utilizadas.
Novamente reitero o treino. As maquiagens abaixo foram executadas em dois dias, foram DOIS DIAS de intensivão para nós (a pele sofreu, mas valeu cada demaquilada!). Conseguimos executar os looks finais com maior destreza e menos tempo do que os iniciais. Meu primeiro look foi o a Colombina Vintage, levei 3 horas para completar!!! O 1º contato com materiais e propósitos diferentes sempre requer mais atenção. Já o ultimo que fiz foi a Caveira Mexicana Sugar Skull, a qual parece mais elaborada do que o Clown, porém levou “apenas” 1 hora.
Quer fazer uma maquiagem artística? Comece a se arrumar horas antes da ocasião.
Fonte:http://www.acordabonita.com/2014/02/curso-de-automaquiagem-como-fazer-maquiagens-artisticas-passo-a-passo-com-fotos/
Aluna: Maria Luiza Aires
bom dia,
ResponderExcluirpreciso de um orçamento de maquiagem artística tema de halloween, dia 31/10 em Guarulhos. Mas nos levamos nossos profissionais.
eliete@unitpress.com.br 9 8921-1314