domingo, 15 de novembro de 2015

Jogos de Computador como Forma de Arte

    Um jogo de computador é um programa de entretenimento — um jogo virtual — onde a plataforma é um computador pessoal.
    Os jogos para computador evoluíram de simples sistemas de jogos baseados em texto e/ou interfaces gráficas simples e de jogabilidade limitada (os primeiros títulos, como Spacewar! ), para uma vasta gama de títulos visual e sonoramente mais avançados, e de jogabilidade mais complexa. Parte desse avanço se deu por conta da facilidade que o computador fornece aos programadores para desenvolverem jogos, pois normalmente o custo é muito elevado para se desenvolver um jogo para consoles, limitando o acesso aos grandes estúdios de jogos.



     A flexibilidade do computador não está restrita ao grande número de títulos. Também é possível fazer melhorias graduais, tais como trocar a placa de vídeo, ou adquirir um controle mais sofisticado, o que permite um investimento gradual, ao invés do grande desembolso imediato exigido pelos videogames. Além disso, os jogos para computadores, em alguns países, têm preço consideravelmente menor do que os mesmos títulos para outras plataformas. É o caso do Brasil, por exemplo. Finalmente, partes dos jogos são desenhados especificamente para computadores — é o caso de muitos jogos de estratégia em tempo real (RTS, Real Time Strategy) e boa parte dos jogos de RPG (Role Playing Game, "jogo de interpretação de papéis"), onde o uso do mouse e o grande número de teclas beneficia o jogador.




     Pong, de Atari, foi o primeiro videojogo com êxito comercial, que apareceu no mercado em 1972. Desde então, o sector não parou de crescer. O espectro dos temas compreende a totalidade dos diferentes âmbitos da existência humana.




     As representações gráficas dos jogos mais recentes apresentam-se muito realistas, com pormenores muitas vezes incríveis. Do mesmo modo, a imagem do jogador isolado pertence ao passado: em LAN-Parties e Online Games participam num jogo vários jogadores, também em grupos. Os números de vendas da indústria dos jogos tem elevado taxas de crescimento a nível internacional. No ano 2001, e com uma importância de 9.4 biliões de dólares americanos chegou a ultrapassar-se pela primeira vez nos Estados Unidos o numero de vendas da indústria do cinema, que acendiam a 8.35 biliões de dólares americanos (manager-magazin. de. 09/08/2002).




     Um jogo de computador que seja considerado forma de arte foi muitas vezes concebido por uma pessoa ou por um grupo reduzido de pessoas. Caracteriza-se por um conceito especial – quer seja de conteúdos ou estética -, que, por exemplo, o confronta propositadamente com os jogos comerciais, que quebra toda a expectativa ou que incorpora um elemento narrativo em primeiro plano. Todos eles estão orientados para a interação, que ocorre desde o inicio. Deste modo, são confrontados com a estética de interatividade, sobre a qual ainda não existe muita informação, embora esta esteja a aumentar.

     O tema dos jogos de computador como uma forma de arte ainda representa uma área marginal das artes visuais. Nos museus expõem-se apenas trabalhos isolados. A exposição Games, Computerpiele Von KunstleriNNEN (Games, Jogos de computador de artista), de 2003, no Hartware MedomKunstVerein de Dortmund, Alemanha, é dedicada pela primeira vez aos jogos de computador na arte. A revista alemã Kunstforum também aborda nos dois títulos de Kunst und Spiel I/II (arte e jogo) do ano 2005 os jogos de computadores como uma contribuição contemporânea no discurso da arte. As Game Modification artísticas abandonaram, entretanto a subcultura e exibem-se também de forma isolada nos museus. Em 2004, a Tate Mordern de Londres encomendou a artística Natalie Bookchin a criação de um jogo de computador.






Fontes: http://rodrigomedeiros.com.br/o-jogo-de-computador-como-forma-de-arte/, https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_computador 


Aluna: Jordana Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário